
Foco no verão!
A estação mais quente do ano chegou e todo mundo deseja estar com o corpo em dia para desfilar com aquele visual sarado de dar inveja.
Mas às vezes para alcançar esse objetivo, que geralmente é “temporário”, sacrificamos nosso corpo com cargas muito pesadas de uma só vez.
Praticar atividade física é muito bom para a saúde e o corpo realmente agradece por estar na ativa, mas sempre devemos ter o cuidado de trabalhar de acordo com nossos limites e manter esse controle para evitar problemas maiores.
Aos sedentários de plantão, que só despertam para o verão, fica a dica de consultar um profissional para começar com exercícios mais leves e ir aumentando o ritmo gradativamente.
Ressaltamos também a importância de se alongar e preparar a musculatura para a carga pretendida.
Quando iniciamos uma nova rotina de exercícios, uma novidade para nosso corpo, dores podem surgir e devemos ficar atentos para tratar com a devida atenção.
DORES MAIS COMUNS
- Distensão ou estiramento – é o alongamento das fibras musculares além do normal, rompimento do seu músculo ou de algumas fibras do mesmo devido a falta de aquecimento ou treinos mais pesados que a capacidade da pessoa
- Cãibras – é a contração involuntária do músculo geralmente provocada pela alteração do metabolismo e repetições excessivas de algum exercício.
- Tendinite – é a inflamação do tendão nas extremidades dos músculos causada pela repetição excessiva dos movimentos.
COMO EVITAR AS DORES
Como já indicamos, procure orientação profissional e não sobrecarregue seu corpo.
E se ainda assim abusar um pouquinho e a dor te pegar, repouse a região afetada, faça massagens com cremes e pomadas de ação analgésica e também aposte em compressas quente o fria.
Persistindo os sintomas, procure um médico.
A dica é: o verão está próximo sim, mas o cuidado com o corpo e a saúde devem ser constantes.
Aproveite todos os momentos da vida e não apenas uma estação 😉