
Autocuidado: tempo para se amar
Já começo te pedindo pra deixar um comentário lá embaixo respondendo: Quantos minutos por dia você tem para autocuidado? O que você faz?
O que sabemos sobre autocuidado?
- é importante pra saúde mental |Ok.
- se ame. |Check.
- se baste. |Claro.
A teoria é linda, mas como isso funciona na prática? Tomar banho, escovar os dentes, pentear o cabelo… isso é o básico. Mas como fazer pra tornar comuns também coisas que são difíceis pra nós ou até nos recusamos mesmo sabendo que faz bem. No meu caso, atividade física é impossível!
Não tô aqui só pra juntar frases feitas e nem sou expert em autocuidado. Falo sobre isso porque já me vi à beira do precipício por ser tão negligente comigo mesma. Então vamos nos ajudar a descobrir como é importante parar para amar a nós mesmas, que tal?
Primeiramente, você precisa encontrar o seu momento com uma atividade que você goste e que esteja ao seu alcance. É tão bom ter algo só seu, que não dependa de alguém. Desacelerar é muito importante.
Como aproveitar uma pausa?
Tenho quatro sugestões que funcionam comigo e podem inspirar você:
- ESCOLHER UM BOM LIVRO
Se envolver com uma história, levar a imaginação longe, ajuda a tirar atenção dos problemas e da rotina e pensar apenas naquilo que está lendo.
[permissão para mudar um pouco o foco?]

^^^ Essa é a Drika ^^^
No último mês terminei dois livros e as experiências foram ótimas.
O primeiro é “O ano em que eu disse SIM – Como dançar, ficar ao sol e ser a sua própria pessoa” da Shonda Rhimes.
É maravilhoso como tudo o que a Shonda toca. Zona de conforto, autoconfiança, as dificuldades entre carreira e maternidade e muitas situações que as musas da vida real enfrentam.O segundo eu também recomendo muito: Minha história – Michele Obama.
Biografia não é meu estilo literário favorito, mas gostei de entender quem é a Michelle mãe, a Michelle profissional, a Michelle visionária… Que mulher! Não é a toa que foi eleita a mulher mais admirada do mundo em 2019 (pesquisa yougov).
A trajetória de uma criança negra até se tornar mulher – inteligente e que encara desafios -, contada de uma maneira marcante.
[pronto]
Ler acalma e ao mesmo tempo estimula a criatividade.
- MASSAGEM RELAXANTE
Um investimento que vale a pena! Só você, uma música relaxante, um cheiro gostoso, aquela paz…
Diminui o cansaço, reduz a tensão muscular, ajuda a controlar a ansiedade, entre outras coisas. Além de dar uma sensação de bem-estar maravilhosa.
Massagem com óleos essenciais e aromaterapia são as minhas descobertas recentes contra o stress. Quero falar mais sobre isso em breve.
- OUVIR MÚSICA
Perguntei no instagram do blog @naoesobatom quem ouve música pra se acalmar e recebi umas indicações bem diferentes, daria uma playlist interessante. Haha
Eu gosto de tomar sol de manhã. Fico sentada na varanda só meu com os meus pensamentos, minhas músicas. Depois aproveito a calmaria pra passar uns creminhos no rosto e organizar o meu dia.
É nesse momento também que eu me forço a tomar água. (Pra mim é muito difícil beber a quantidade necessária, apesar de saber que é benéfico pra mim)
- LER O BLOG
Essa dica eu não poderia deixar de dar. Que tal olhar os textos antigos que publicamos aqui? Tem muita coisa bacana, principalmente na sessão “MUSAS DA VIDA REAL”.
Cuide-se
Eu já te contei lá em cima que autocuidado não é simples assim. Tem dias que é uma loucura, um monte de coisas pra fazer, fora a preocupação de não se atrasar. Só que (repito) desacelerar é necessário! O tempo que eu reservei pra mim mesma é sagrado, não abro mão e eu já consigo sentir que melhorei em vários aspectos da minha vida só por me amar mais.
Por que você não tenta?
Interessante as dicas! Cuidar de nós mesmos é extremamente importante para nossa saúde mental. Nunca podemos esquecer disso!
É verdade! Mental e física, né? Por que não?
Acho que dedico de 1 a 2 horas por dia pra auto cuidado. Para o bem ou para o mal ja sou naturalmente desacelerado hahaha, mas amei o post vou até compartilhar pra umas amigas que tão precisando desse toque
Que legal, Jonathan! Tem lado ruim de ser mais “desacelerado”? haha Todo mundo corre tanto, pra tudo. Acho que vc tem vantagem. E duas horas por dia só pra você é um privilégio. Muito obrigada por prestigiar o blog e compartilhar com as suas amigas. Beijo.
É maravilhoso ler textos assim, temos que se cuidar, que ter um tempo para nós mesmos..
Não é? O que gosta de fazer por vc, Fabio?
Oie…Que post lindo! Eu demorei para me cuidar como mulher, sabe?! Vivia sempre “largada” e hoje em dia os cuidados que tenho com meu interior e exterior é muito importante. Bjus
É isso aí. O primeiro passo é perceber que esse movimento pode mudar a nossa vida.
Que post lindo. Muito bom ler textos assim que nos incentivam a ser melhores conosco.
Oi, Paula. Fico muuuuiito feliz!! O que acha de compartilhar com alguma amiga? 🙂
Nossa! Ando tão descuidada de mim, preciso me amar, não estou bem esses dias, mas sei que vou dar a volta por cima e tudo vai se resolver. Vida que segue!
Monique, por que se sente assim? A correria do dia a dia é louca mesmo. Mas a gente sempre arruma tempo pra tudo, não é? E por que não pra vc? Tenta começar com 10 minutinhos por dia.
Olá Jaqueline,
Achei muito importante você fazer um post falando sobre autocuidado, pois as pessoas ainda se neglicenciam muito em relação a si mesmas, elas não se cuidam como devem, não tiram um tempo para si.
Eu sempre tento tirar esse tempo para mim fazendo coisas que gosto, como ler e ouvir música, e isto tem me ajudado a me encontrar. Parabéns pelo post, espero que possa trazer mais posts como esse!
Beijos!
É sobre autoconhecimento mesmo, Alice. A gente descobre várias coisas quando dedica tempo pra isso.
oi!
Excelente post 😀 muitas vezes na correria do dia a dia esquecemos de nós cuidar de ter um tempo para nós… Mas é super importante e necessário 😉
É verdade, Joana. E o que vc costuma fazer durante a semana?
Jaque você é uma linda, e sempre mostra aquilo que devemos dar mais atenção em nossa vida.
Eu estou lutando para terminar os livros que comecei e gosto de tirar fotos minhas.
O meu tempo comigo geralmente é cedinho, depois que deixo as crianças na escola até dar o horário de entrar no trabalho. Eu ouço música, leio, tiro foto e as vezes vou ao supermercado kkkkk.
Obrigada pelo elogio!! É bom ter um tempo nosso, né? Vc gosta mesmo de tirar fotos… é assim desde que te conheço hahah
Eu acho que já dedico um tempo ok pra mim mesma. E agora estou pensando seriamente em me desafiar a fazer uma atividade que me deixe cansada pra aliviar a minha mente, que não para nunca.