7 passeios gratuitos no Rio de Janeiro

7 passeios gratuitos no Rio de Janeiro

04/03/2019 1 Por Jaqueline Reis

Pouco dinheiro e muita vontade de viajar e conhecer lugares novos na cidade maravilhosa? Fácil. Vem ver.

O clima, as praias, as melhores vistas… E o carioca?! Já falamos algumas vezes sobre o Rio de Janeiro aqui no blog. Não tem como visitar uma vez só. Amo torrar na areia e caminhar pelos calçadões, mas dessa vez escolhi fazer um roteirinho diferente, além das praias. Uma boa pedida pra quem não curte tanto água salgada (acredite, existe) ou para dias nublados.

7 lugares gratuitos para conhecer no RJ

VISTA CHINESA

 

Como o próprio nome sugere, o coreto é uma homenagem aos imigrantes chineses. A vista panorâmica é in-crí-vel! O mirante a 380 metros de altura fica no Alto da Boa Vista, dentro do Parque da Tijuca.

Lá é um ponto turístico, logo tem policiamento e estacionamento. Mas fique atento: pode ser fácil de chegar e difícil de ir embora (se não estiver de carro). Os aplicativos para pedir táxi e uber não funcionam lá em cima e não há ponto ou linhas de ônibus nos arredores. Se você é da turma aventureira pode descer mais de 4 km andando ou combinar com um taxista para esperar o seu passeio terminar.

CACHOEIRA DO HORTO

Ok, essas não são as melhores fotos porque quase não mostram o lugar, mas – acreditem – é lindo! Narureza pura. Você pode tomar banho e subir nas pedras. Lá tem placas indicando outras cachoeiras. Dizem que são lindas, mas eu não encarei a trilha.

Fica no caminho da Vista Chinesa, então você pode aproveitar e se refrescar na volta.

Dica de ouro: vá com o biquíni por baixo da roupa. Sofri com o malabarismo pra me trocar. 😂

PARQUE LAGE

Sim, Lage com G. 😂 O parque é tombado pelo patrimônio histórico e na entrada tem uma placa explicando a história da família Lage, que viveu ali.

Lá é ótimo pra fazer ensaio de fotos, piquenique, caminhada e trilhas.

Começa com um jardim maravilhoso, que junta com toda a arquitetura e forma um clima mega romântico.

Lá funciona a Escola de Artes Visuais e por isso você pode dar sorte de ver uma exposição em uma das salas ou na cavalariça (casarão rosado).

Na primeira vez que visitei (em 2016), dava para conhecer o andar de cima, mas hoje está fechado para reformas.

Também tem vista o Cristo Redentor – desta vez de baixo – e à beira da piscina tem um bistrô beeem charmoso, se quiser tomar um sorvete.

É um local muito conhecido, de fácil acesso e pertinho do Jardim Botânico da cidade. Dá pra chegar de transporte público, de carro, táxi/uber e também tem um bicicletário.

Com certeza é o meu lugar favorito no Rio.

MURAL ETNIAS

Parada obrigatória se vocé curte street art. O painel de 170 metros de comprimento que entrou para guiness book em 2016 fica no boulevard olímpico, no Centro, perto do Museu do amanhã.

ARCOS DA LAPA

Lá em cima passam os bondinhos de Santa Tereza. Cenário de novelas e filmes… Um lugar interessante para uma visita rápida.

ESCADARIA SELARON

 

Com certeza você já ouviu falar dessa obra de arte que já foi visitada por vários artistas internacionais.

As fotos saem mais bonitas em dias ensolarados, mas a visita é uma boa opção para segunda-feira – quando os os bares da lapa e os museus da cidade estão fechados. Mas see quiser subir toda a escadaria, não cometa este erro:

MIRANTE DONA MARTA

Prepare-se para sair de lá com as energias renovadas.

Fica em Santa Tereza, no alto do morro. É mais recomendável subir de táxi e pedir para o motorista esperar. Os aplicativos não funcionam lá no alto. Ao chegar no estacionamento, você verá um pedaço da floresta e a entrada do Mirante. Você vai ter que subir uma “escadinha”.

Se o céu estiver limpo, melhor ainda. Mas mesmo se não estiver a visita vale a pena. A vista é maravilhosa. Cidade, Lagoa, Cristo…

Da pra fazer tudo no mesmo dia? Se você sair beeeem cedinho dá. Mas pode ser mais gostoso aproveitar cada cantinho com mais calma. Tudo depende também de qual região você está hospedado, por conta da distância entre cada ponto turístico.


Booking.com

Vai para o RJ? Se você fizer a reserva através do nosso blog nos ajuda e não paga nada a mais por isso.

O Rio de Janeiro é uma ótima escolha de destino para a próxima viagem se você ainda não conhece e se conhece também. Se vocês comentarem aqui posso compartilhar meus roteiros. Eu adoro!

BÔNUS

Pra namorar, caminhar, pedalar, ler, tomar água de coco ou banho de sol…

Aproveite o Rio de Janeiro🌄 e quando visitar esses lugares use a nossa hashtag: #naoesobatom